23 de ago de 2008

apturl


Uma das grandes reclamações de novos usuários linux é a "falta" de usabilidade do sistema.
Por mais que já existam diversas ferramentas que praticamente fazem todo o serviço, sempre existem algumas pessoas que tem mais dificuldade em aceitar algo novo.

Muitas vezes essa dificuldade nem é em relação ao uso do aplicativo e sim pelo simples fato de ser diferente. (Será que o pessoal se adaptaria ao Leopard da Apple??)

Isso me lembra uma célebre cena do Chaves, onde o professor Girafales lança um problema de matemática, mas um dos alunos diz que só sabia realizar aquele cálculo com bananas e não com maçãs...

Anyway, fica aqui então mais uma dica de como instalar pacotes no Ubuntu, agora através do browser. Isso mesmo. Você pesquisa por um software, clica no link do programa que deseja instalar, abre ele no gerenciador de pacotes e quando menos espera ... instalou... puft!

http://www.apturl.net/

Não é feitiçaria, é tecnologia ;) E quem conhece linux sabe bem disso.

8 comentários:

André Gondim disse...

Desde o 7.04 se não me engano o apturl está implementado e é ótimo para quem escreve em blog deixar o apturl para o usuário apenas clicar e baixar o que for hehe

ótima dica!!
Abraços!! ;)

arlei disse...

Olá Bruna.

E vale ressaltar que este projeto é desenvolvido e administrado por um brasileiro chamado Glaydson Lima (niki agente100gelo na comunidade Ubuntu-BR).

Um abraço.

Arlei

Rafasgj disse...

Bruna,

Eu sou um dos que mais reclama da usabilidade do Linux. E já passei por quase tudo que tem no sistema, sendo usuário e desenvolvedor desde 1998.

O Linux imita muito o jeito de usar do Windows e a "cara" do Mac OS X. E isso não funciona. Era melhor copiar a "cara" do Windows e o jeito de usar do Mac OS X.

O que me incomoda muito no mundo Linux é que as coisas podiam ser feitas de um jeito muito bom, o que alguns chamam de "o jeito certo de fazer as coisas", mas essa "briga com a Microsoft e o resto do mundo" leva a um beco sem saída e uma "estagnação" nas idéias

André Gondim disse...

Eu estava relando, bem que podia ter um apt-get vida-upgrade, né hehe

Abraços!! ;)

dnoway disse...

Muito interessante! Linux é uma maravilha! Para quem reclama, IMHO, é usuário bem primário... Outra coisa, SO é SO, não vai ter uma forma diferente de operar não...
Abraço

dnoway

Glaydson disse...

Bruna,

Obrigado pelo link para o projeto.

[]s

Glaydson

zezim disse...

Gostei da dica!

Fato: já é mais fácil gerenciar softwares no Linux do que no Windows, que é dito um sistema operacional fácil de usar. Sou usuário do OS X da Apple e, pra mim, o Linux também está à frente do Leopard neste quesito.

Acho que o mais legal disso é que há alguns anos, diziam que a gerência de pacotes no Linux era difícil. Atualmente está assim: fácil. É a velocidade de desenvolvimento do software livre!

zezim disse...

Não sei por que esta postagem me veio à minha cabeça agora, mas acabei lembrando de outra iniciativa parecida com o apt-url. Trata-se do 1-Click Install do openSUSE! Quando usava openSUSE, era um dos pontos da distro que eu considerava fortes!

http://software.opensuse.org/search