
O termo "home office" tem ficado cada vez mais popular.
Sites como o efetividade.net, apresentam diversas dicas de como moldar seu ambiente de trabalho e estudo para aumentar sua produtividade.
Hoje no Brasil vejo duas tendências de "sonhos" de trabalho que crescem muito:
* Ser funcionário público ( não comentarei sobre isso agora ;P );
* Trabalhar em casa;
Mas trabalhar em casa não é tão fácil quanto parece.
E isso por causa da velha cultura de acordar às 6h da manhã, tomar banho, sair correndo, chegar no trabalho e voltar para casa às 18h. Crescemos em um ambiente onde o que importava não era a real produtividade e sim o tempo de trabalho.
Trabalhar depois do almoço? Não sei quanto à vocês mas eu não rendo nada nesse período do dia.
E entre 17 e 18h? Aquele horário em que a maioria dos funcionários já está louco querendo ir para casa e fica só navegando no orkut?
Então porque não usar horários alternativos adequando ao rendimento do funcionário?
Porque pagar por 8h de trabalho se você poderá pagar por 4 horas pelo mesmo resultado?
O número de empresas que estão adotando esse novo tipo de visão está aumentando, seja por permitir que funcionários trabalhem em casa ou adequando o ambiente de trabalho para que eles se sintam em casa. Idéias convergentes cujo objetivo básico é:
Funcionário feliz é funcionário produtivo. Mais produção, mais lucro.
Óbvio não?
Mas como dito anteriormente, não adianta a empresa se adequar às novas regras se os nosso queridos conterrâneos brasileiros não se adaptarem e continuarem "dando um jeitinho" para matar trabalho.
Adequar-se ao novo sistema só depende de força de vontade e audácia, mas não é assim tão fácil. Exige que deixemos alguns conceitos de lado e nos força a acrescentar outras práticas no dia-a-dia.
Quando o ambiente de trabalho nos remete à descanso, lazer e outro tipo de atividade fica realmente difícil ter autodisciplina suficiente para realizar as tarefas propostas.
Porém isso fica mais fácil se - além de confortável - seu home office for "do seu jeito".
Sabe aquela sala do seu antigo emprego? Esqueça!
Lembra como era seu quarto na sua época de adolescente? Reinvente-o!
Junte conforto, com tudo aquilo que você sempre quis em um ambiente.
Não confunda isso com simplesmente decoradorar o ambiente. Não precisa ficar bonito para os outros, precisa ser ideal para você.
E essas dicas servem também para aquelas pessoas que realizam outro tipo de atividades em casa.
Estudantes universitários, blogueiros, professores, contribuidores de Software Livre pelo mundo, pessoas envolvidas de EAD e tantos outros nichos que poderão dar um up em suas tarefas aprendendo a se organizar* um pouco melhor.
Abaixo, alguns exemplos de home office:
Home Office, escritório em casa
*organização não depende em ter tudo arrumado como de praxe, organização é aquela em que você se acha por mais que pareça bagunça aos olhos dos outros.
4 comentários:
Gostei do texto :)
Acredito que essa seja uma das possíveis saídas para o caos urbano nas grandes cidades, trabalhar de casa.
Mas você disse, tem de haver uma grande disciplina, se não, vai tudo por água abaixo.
Abraços =)
ótimo artigo! parabéns!
otimo texto!
home office pra mim seria o ideal.. perder 3 horas por dia viajando de Limeira a Campinas, ida e volta, eh realmente cruel.. e creio q trabalhar em casa, sem essas horas de cansaço, deve ser bem mais produtivo..
mas, como foi dito, tem q ter disciplina, e mais! a empresa na qual vc trabalha tbm tem q estar bem organizada, pra ninguem se perder.
graças a Deus q as coisas estão cada vez mais organizadas onde trabalho! talvez ano q vem jah seja possivel tentar o home office :)
eu pude montar um home office vale a pena paguei um ótimo preço pela qualidade na loja www.lidiaoffice.com.br não ganho nada com a dica vale a pena conferir abraços a todos
Postar um comentário