29 de nov de 2009

Flower: Mais do que um jogo, um momento de meditação

Flower é o nome de um jogo encontrado à venda na Playstation Store cuja proposta é inovadora e diferente de tudo que já tinha visto.

Mas chamar Flower de jogo pode causar uma expectativa errada afinal não há pontuação, não há como morrer e nem tempo limite. Eu definiria como uma obra de arte, um cenário com incríveis efeitos onde o detentor do controle é o responsável pelo destino de pétalas que sobrevoam campos e cidades. Um verdadeiro balé de flores ao vento regido por músicas que nos levam à imergir em um mundo de fantasia.


A idéia é simples: são 6 flores em uma sala e cada uma delas vive um sonho, que consiste em deixar uma pétala sair de si e voar. Ao enconstar em outras flores elas desabrocham soltando mais pétalas. Quando você menos espera existem centenas de pétalas percorrendo o cenário deixando-o mais brilhante e vivo. É como se as flores quisessem iluminar o mundo e aproximar os seres humanos às belezas da natureza.

Apesar da duração do game ser pequena, não há nenhuma dificuldade em controlar as pétalas o que torna esse jogo perfeito para não-gamers. Pessoas de todas as idades conseguem rapidamente aprender pois é usado o sensor de movimento do controle do PS3 para percorrer o cenário. Usamos apenas um botão (que pode ser o X) para acelerar o deslocamento.

Flower é uma experiência única que pode proporcionar relaxamento com a junção de lindos cenários - que só o Playstation 3 pode proporcionar - e músicas tranquilas que compotam-se de acordo com as ações do jogador.

Se você tem alguém em casa que acha os jogos usualmente difíceis ou violentos, flower pode ser uma boa alternativa para fazer com que mudem de opinião.

Assim como vários jogos de PS3, flower também permite que você ganhe troféus, o que extende um pouco o tempo de jogo: http://www.ps3trophies.org/game/flower/trophies/

Jogabilidade: 10
Gráficos: 9,5
Tempo de jogo: 6

Nota: 8,5

Verifique um trecho de flower:

2 comentários:

Giusepe disse...

Excelente review.

Concordo contigo, Flower não é um jogo e sim uma obra de arte!

Gosto de jogar Flower tarde da noite, aonde o mundo a minha colta esta em silencio, aumento o volume e fico curtindo a viagem.

Pra mim, um must have do PS3

Phoenix disse...

Joguei o demo desse "game" na casa de um colega.

Pretendo comprar um dia.

[]s